Fábrica de processamento de alimentos reduz o tempo de inatividade com uma monitorização sem fios eficiente
Uma empresa do ramo alimentar no Médio Oriente reduziu significativamente o seu tempo de inatividade com monitoramento sem fios eficiente. O DigiRail OEE, da NOVUS, permite uma visão geral de toda a cadeia de produção que vai desde a produção de garrafas, processamento de óleo, engarrafamento, rotulagem e todo o caminho até à colocação dos pallets no caminhão para distribuição.
Os dados em tempo real, enviados para um sistema baseado na nuvem, permitem ações rápidas e medidas preventivas para garantir a eficiência esperada e atingir os objetivos de produtividade.
Continue a ler e descubra:
- O plano para reduzir o tempo de inatividade na produção
- Os benefícios da monitorização da linha de processamento de alimentos
- Como este projeto foi concebido
- O que esperar do módulo DigiRail OEE
Plano à prova de falhas para reduzir o tempo de inatividade
Toda a linha de produção de uma das fábricas de processamento de óleo da Savola na Arábia Saudita, passou de zero dados e perdas significativas devido ao tempo de inatividade para uma visão geral e completa do andamento dos processos em tempo real. Ao mesmo tempo que satisfaz as expectativas da empresa de reduzir as paradas na produção, esta fábrica tem agora também resultados em tempo real que podem ser vistos localmente e registados na nuvem. O DigiRail OEE, da NOVUS, desempenha um papel importante nesta planta de produção da Savola, que agora tem mais de 20 unidades do dispositivo em um sistema de monitoramento sem fio.
O parceiro de negócios da Novus Automation na Arábia Saudita, . Seu representante, Amr Husain, afirmou que “eles não tinham uma forma real de fazer passar os dados porque a linha tem uma tecnologia de controlo antiga e o DigiRail OEE entrou e ligou tudo através de Ethernet, o que permitiu que passasse pelo servidor”.
Monitoramento sem fios na linha de processamento de alimentos
Quando se deparou com o desafio de adaptar às normas modernas da indústria uma linha de produção de óleo alimentar, desde o enchimento das garrafas até à colocação dos pallets no caminhão, a ABM () procurou dispositivos confiáveis. Para além da necessidade de informação atualizada constante das muitas máquinas diferentes ao longo do processo, todo o sistema tinha de ser isento de cabos.
O projeto foi concebido e encabeçado por três empresas. Deloitte, liderando o front-end e a conectividade através do servidor e da nuvem para o sistema de monitoramento; ABM, um parceiro da NOVUS Automation na Arábia Saudita; a e Savola Foods, parte do principal grupo de investimentos estratégicos para os setores de alimentos e varejo na região do Oriente Médio e Norte da África.
Como o sistema funciona
“Antes do sistema de monitoramento, a linha ficava muito tempo parada. Havia muitas trocas, e agora a Savola tem dados reais para ver a eficiência real da linha. Passou de zero, o que significa que eles não podiam provar nada em relação às paradas, para resultados reais que podem ser acompanhados o tempo todo“, explica Amr Husain.
O DigiRail OEE é um módulo de IoT e E/S projetado para operações industriais de OEE (Overall Equipment Effectiveness) e MES (Manufacturing Execution System). Esse dispositivo pode conectar até mesmo plantas de processamento com equipamentos mais antigos, modernizando as linhas e empregando os padrões da Indústria 4.0.
O módulo coleta e monitora dados das linhas de produção para garantir a confiabilidade em ambientes adversos. Seu buffer de memória interna garante a retenção e a integridade dos dados em um eventual downlink, mantendo o registro de dados sem interrupções. O DigiRail OEE transmite dados nativamente para o Google Cloud, Microsoft Azure, Amazon AWS, NOVUS Cloud ou qualquer outra plataforma de nuvem IoT compatível com um protocolo MQTT seguro.
Uma fábrica totalmente monitorada
Em menos de 15 dias, o projeto passou de uma demanda da gerência superior para uma linha de produção monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana e mais eficiente. Tudo isto possibilitado por um sistema de monitoramento sem fio. Assim que o sistema entrou em operação, Amr Husaen comemorou: “Eles queriam um funil de dados para o servidor e a nuvem, e conseguiram exatamente isto.”
Leia também: