Utilização do SMS com o AirGate-4G

O gateway industrial com conexão 4G da NOVUS, o AirGate-4G, possui um recurso de envio de notificações por SMS que pode auxiliar o usuário responsável a monitorar, por exemplo, quando o equipamento é ligado ou reiniciado (eventuais quedas de energia), mudanças de status da conexão IPsec ou OpenVPN e alarmes condicionais a partir de registradores lidos por Modbus.

Na página de configuração do AirGate-4G, na aba SMS, é possível configurar quais notificações você deseja receber. Por default apenas o controle do equipamento está habilitado na qual o usuário pode resetar o equipamento ou fazer alterações na configuração via SMS. Para uso dessa funcionalidade é necessário adicionar o número de telefone na lista de contatos permitidos para controlarem o equipamento via SMS em Applications>SMS>Allow phone book.

Estas notificações serão somente realizadas para alarmes que são gerados no equipamento. Para configurar o envio de SMS nesta condição, deve-se:

  1. acessar Applications>SMS>Notification
  2. clicar em (+)
  3. selecionar a notificação desejada a ser enviada ao contato

Para maiores detalhes da configuração dos alarmes, consultar a documentação e seguir o procedimento conforme descrito no manual do equipamento.

O AirGate-4G também pode além das notificações padrões pré-definidas, enviar notificações a partir de registradores que são lidos por Modbus para informar, por exemplo, que o valor que o equipamento lê está fora do esperado e que precisa de atenção. Para que seja criado esse tipo de alarme, primeiramente o equipamento deve estar lendo outro equipamento via Modbus. Essa leitura é configurada em: Applications>Modbus Master>Modbus Poll.

Tendo isso feito, é possível ir em Applications>Modbus Master>Modbus Alarm para que um alarme condicional seja criado.

Para o controle de reset e configuração do equipamento é necessário verificar se o controle por SMS está habilitado.

Por padrão o SMS deverá conter o nome do usuário e senha (padrão admin$admin) para que o equipamento execute os comandos. Os comandos executados são todos os comandos CLI possíveis, que podem ser verificados no manual do equipamento.

Exemplo para resetar o equipamento:

admin$admin$enable$reboot

Exemplo para desabilitar a conexão OpenVPN:

admin$admin$config$set openvpn connection 1/2/3/x enable false

admin$admin$config$save

admin$admin$config$apply

 

Comandos adicionais podem ser encontrados acessando o equipamento por CLI (via SSH ou telnet), digitando um dos comandos sugeridos e então ‘?’ para que sejam mostradas todas as opções possíveis.

 

Informações adicionais podem ser encontradas no manual do equipamento:

//www.ourarticlesource.com/pt/produto/dispositivos-iot/airgate-4g

 

Leia também:

Compartilhe
Share on print
Print